Thiago Marzano On outubro - 27 - 2015

vilaitororo01

Este fim-de-semana tive oportunidade de visitar a área em obras da Vila Itororó. Consegui tempo para produzir um ensaio e ver um pouco do projeto que está sendo realizado no local.

A Vila Itororó, conjunto remanescente de casas construídas nos anos 1920 como casas de aluguel, em São Paulo, está em fase de restauro. Desde os anos 70, o lugar coloca em disputa concepções divergentes de cidade e de cultura. Nos últimos anos a Vila foi desapropriada para ser transformada em um projeto cultural. Para discutir e testar esse projeto no presente abrimos o canteiro de obras, instalando no meio da Vila um centro cultural temporário (ou um experimento de centro cultural). Esse espaço é um manifesto que mostra que existem alternativas aos modelos vigentes de centros culturais; que o patrimônio é vivo e pode ser ativado, independente do seu estado de preservação; e que se deve repensar os usos futuros da Vila a partir das experimentações e dos debates públicos que hoje acontecem nela. Por que implementar um centro cultural num lugar de moradia? O que entendemos por cultura? De que formas a cultura pode ser habitada? Como
reabilitar a luta dos moradores, que marca sua história recente? Esses são alguns eixos norteadores do projeto em curso.
(fonte: site da vila itororó)

Veja as fotos (clique na imagem para ampliar):

Gostei muito da visita, principalmente pelo atendimento dos representantes do Instituto Pedra, que faz a gestão da Vila. Eles que fazem a explanação sobre a vila e o conceito de Canteiro Aberto, além de chamar as pessoas para participar do debate sobre como repensar os usos futuros da Vila. Vale a visita também para bater um papo com eles.

Ficha Técnica:

Vila Itororó – Canteiro Aberto
Rua Pedroso, 238
Bela Vista – próximo ao metrô São Joaquim

ABERTURA
quarta-feira: 11h às 17h
quinta-feira: 11h às 20h
sexta-feira: 11h às 17h
sábado: 12h às 17h, com exceção do terceiro sábado de cada mês (fechado)

VISITAS AO PÁTIO DE CASAS DA VILA
quartas, quintas e sextas: 16h
último fim de semana de cada mês (sábado e domingo): 12h, 14h e 16h
A Vila Itororó não abre aos feriados. Em caso de chuva as visitas ao pátio serão suspensas.

Mais informações:
http://www.vilaitororo.org.br/
fb.com/vilaitororo
info@vilaitororo.org.br