Thiago Marzano On novembro - 29 - 2013

Você já viu o trailer de Zombie: A Origem bombando na internet? Saiba mais sobre a campanha educativa sobre o crack.

zombieaorigem

ZOMBIE- A ORIGEM é uma campanha educativa que traz inúmeras informações sobre o crack, desde as táticas utilizadas pelos traficantes para aliciar usuários de outras drogas ao crack, até os efeitos dessa droga e as consequências que causa na vida das pessoas e de seus familiares.

Prevenção e informação. O crack é uma droga que vem afetando a vida de milhares de pessoas em nossa sociedade A prevenção é o meio mais eficaz e econômico de combater o crack. A melhor forma de prevenção é a educação, a orientação o diálogo. Os idealizadores da campanha e apoiadores acreditam que é possível os usuários de crack se livrarem da dependência do crack, levando uma vida livre de droga. As frases que o atores de “Zombie- A Origem” falam no filme são de depoimentos reais de usuários e dependentes do crack e foram retiradas de diversos materiais e documentários. São frases reais.

O consumo de crack, assim como de outras drogas, cresce em proporções inaceitáveis, trazendo consequências dolorosas para toda a sociedade no Brasil e no mundo. A dependência ao crack não escolhe faixa etária, credo ou classe socioeconômico. É preciso encarar o problema atuando em todas as frentes, especialmente informando e orientando sobre o crack e suas consequências e oferecendo oportunidades saudáveis para os jovens e crianças. Evitar o primeiro contato de crianças e jovens com a droga é a melhor forma de prevenção.

O crack é uma droga com alto poder. Não existe uma dose segura que não cause dependência, é melhor não experimentar. A dependência leva a pessoa se afastar dos amigos e a perder o interesse por qualquer outra coisa ( estudos, namorados, família, trabalho) que não seja a droga, além do dependente fazer qualquer coisa para obter mais pedras. A dependência química é incurável, progressiva e pode ser fatal – mas tem recuperação, desde que a pessoa busque tratamento, e quanto mais cedo isso acontecer, melhor.

A campanha “Zombie – A Origem” foi criada especialmente para quem nunca experimentou o crack. Um público jovem e vulnerável de aproximadamente 60 milhões de pessoas. A campanha não possui nenhuma linha de ideologia nem juízos sobre tratamentos ou políticas públicas. A campanha tem como objetivo chamar a atenção do jovem para o problema do crack e orientá-lo a dizer não à droga.

A APCD desenvolve várias ações para a prevenção e o combate ao crack, incluindo um programa preventivo publicado em conjunto com a Aymará Educação. Se você quer mais informações sobre o tratamento à dependência química e orientações sobre o combate ao uso abusivo de drogas, ligue para a APCD. Se você é gestor publico e quer implantar ou ampliar um programa de prevenção ao uso de drogas em sua localidade, entre em contato com a Aymará Educação para conhecer mais sobre o programa Deixa eu Falar sobre o Crack.

Links:

Facebook: facebook.com/zombieaorigem
Canal: http://www.youtube.com/user/zombietheorigin
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=39FVlafCHJ8
Documentário completo: http://www.youtube.com/watch?v=zaOB7hFcGkU

Categories: Cinema, Dicas do Marzano, Geral