Thiago Marzano On outubro - 2 - 2012

Janela Indiscreta, clássico do mestre Alfred Hitchcock, é um filme que lida de uma forma deveras interessante com a narrativa de um observador (“stalker” dos dias de hoje). Gosto bastante desse filme então vou discorrer um pouco sobre ele (ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS).

Jeff, um foto jornalista de uma revista, está impossibilitado de se movimentar pela perna quebrada e por isso ocupa seu tempo “bisbilhotando” a janela dos outros. Uma das vezes em que fazia isso, viu um fato estranho ocorrer em uma das janelas, que ele achava ser um assassinato, então seu projeto a partir daí era provar que o assassinato realmente tinha acontecido.

Para realizar seu projeto, Jeff passa praticamente todo seu tempo observando e tirando conclusões de acordo com as fases de sua observação, utilizando de vez em quando a ajuda de sua namorada, da sua cuidadora e do detetive seu amigo para tentar tornar suas idéias mais concretas.

O inesperado acontece quando algo acontece desmentindo as provas do Jeff, como por exemplo o detetive aparece com novas informações dizendo que ele estava errado e que o cara não é assassino. Ele fica com isso em sua cabeça e quase chega a desistir, mas continua a observação para que seu projeto consiga de novas formas, no caso com novas teorias sobre o assassino e novas provas, se atingido, contando principalmente com a ajuda de sua namorada.

A Narrativa é um ponto a ser observado no filme. Tempo, é o que não falta para Jeff, por estar imobilizado sempre permanecerá em observação para tirar suas conclusões. Já a questão do espaço, seu apartamento é praticamente um campo de observação, de onde pode observar a janela do assassino, a janela dos demais vizinhos e todo o espaço da parte de fora do condomínio, podendo inclusive avisar quando alguma das pessoas que o ajudam correm perigo, e a luz em seu apartamento age de uma forma que quando ele precisa pode se esconder sem que ninguém o veja.

Temos que tomar muito cuidado com observações, pois elas podem se tornar indevidas e gerar conclusões erradas. Tomem cuidado com o que andam olhando por ai combinado? Principalmente na internet e midias sociais. Ninguém quer correr o risco de se tornar o Jeff da vez.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart, Raymond Burr, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Riter, Judith Evelyn.
Produção: James C. Katz
Roteiro: John Michael Hayes
Fotografia: Robert Burks
Trilha Sonora: Franz Waxman
Duração: 112 min.
Ano: 1954
País: EUA
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Classificação: 14 anos.

Categories: Cinema, Dicas do Marzano, Geral