Thiago Marzano On maio - 13 - 2014

praia

Estreia nos cinemas dia 15 de maio pela Califórnia Filmes o belo drama Praia do Futuro, dirigido por Karim Aïnouz, conhecido também pelo trabalho em Madame Satã. Quinto longa-metragem da carreira de Aïnouz, PRAIA DO FUTURO recebeu menções honrosas da crítica internacional presente no Festival de Berlim.

praia01praia02

A história gira em torno de Donato (Wagner Moura), um experiente salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ao fracassar pela primeira vez em um resgate, ele acaba conhecendo o alemão Konrad (Clemens Schick), amigo da vítima. Motivado pelas circunstâncias, Donato resolve recomeçar a sua vida em Berlim, deixando para trás a família. Anos mais tarde, Ayrton (Jesuíta Barbosa), o irmão mais novo, embarca para a Europa em busca daquele que considerava o seu herói.

Praia do Futuro traz no elenco Wagner Moura, Jesuíta Barbosa, revelação do cinema nacional, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio 2013, e Clemens Schick, reconhecido ator alemão por participações em filmes europeus e americanos.

praia03praia04

O filme consegue ser melancólico na narrativa, mas cheio de muito movimento e expressão significativos, com dança, braçadas na água, sexo, briga corporal. Praia do Futuro não fica apenas nos diálogos para alcançar a expressividade, que dá ao filme uma experimentação de muitas sensações. “Praia do Futuro” traz indivíduos bem resolvidos quanto à própria orientação sexual, lidando com o tema da homossexualidade de forma bem madura sem sentir a necessidade de incluir passagens que discutam o preconceito. “A relação entre os dois caras é importante, mas não o mais importante, não se trata de um filme de amor”, disse Wagner Moura na entrevista coletiva que se seguiu à exibição. “Acho que a gente deve sempre tratar a homossexualidade com naturalidade, não como se fosse alguma coisa estranha”, completou o ator.

praia05praia06

Alguns signos clássicos da masculinidade também aparecem no filme. As motos, as tatuagens, os super-heróis (quando pequeno, Ayrton chama o irmão de Aquaman e diz que é o Speed Racer) são subvertidos para discutir de maneira intimista as novas formas de ser homem.

praia07praia08

A força das atuações de Moura e Schick, muito bem preparadas com muitos ensaios e conversas, segundo o próprio Wagner Moura disse na coletiva, que dão ao filme uma profundidade que um simples discurso não seria capaz de propor. Wagner Moura cada vez me impressiona mais com a individualidade e a complexidade que coloca em cada personagem que vive, com um Donato é cheio de dimensões, caminhando entre o “herói” salva-vidas e o homem melancólico que abandona a família pelas circunstâncias do primeiro resgate fracassado, uma de suas melhores atuações. Jesuíta é outro que me impressionou, um ator que promete e deve ter a carreira acompanhada de perto.

praia09praia10

Ainouz também conseguiu ótimos resultados nas questões técnicas. A fotografia está primorosa passando bem o clima melancólico do filme, principalmente nas locações da Alemanha. A trilha sonora também está muito bem produzida, completando as passagens do filme. Recomendo muito!!!

Fotos da Coletiva:

Ficha Técnica:

praia11praia13praia12

PRAIA DO FUTURO
Direção: Karim Aïnouz
Elenco principal: Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuíta Barbosa
Gênero: Drama
País: Brasil-Alemanha
Ano: 2013
Classificação: 14 anos
Distribuição: California Filmes
Estreia: 15/05/2014

Categories: Cinema, Dicas do Marzano, Geral