Thiago Marzano On junho - 6 - 2012

[Atualizado: Matriz do Femen na Ucrânia rompe com líder do grupo no Brasil, então a Sara não representa mais o Femen no BR]

Hoje temos um ensaio lindo da Sara Winter, que cuida do braço brasileiro do Grupo Femen, uma organização de origen ucraniana que tornou-se internacionalmente conhecida por organizar protestos de topless contra o turismo sexual, agências matrimoniais internacionais, sexismo e outros males sociais, nacionais e internacionais.

Sara protestando na SlutWalk em São Paulo

Um dos seus maiores objetivos é “lutar contra o turismo sexual, principalmente durante a Copa do Mundo em 2014, contra o sexismo, contra a indústria pornográfica, contra as “mulheres frutas” e outros tipos que façam a imagem da mulher brasileira se tornar pejorativa.”, segundo diz Sara. “Nós do Femen Brasil sabemos de todos os benefícios que um evento como esse pode trazer ao país. Somos contra os malefícíos que eles podem trazer como aumento do tráfico e do turismo sexual”, explica.

Sara também explica o topless nos protestos. “Isso foi uma tática de marketing desenvolvida lá. O coletivo só ganhou notoriedade na mídia depois que essa estratégia foi adotada. Os seios não têm apenas conotação sexual, ele é um símbolo de identidade feminina. O ato de protestar de topless também serve para mostrar que o corpo é das mulheres.”

Seguindo a linha de marketing do Femen, convidei Sara para fazer esse ensaio nu, com os dizeres escritos pelo corpo. Vejam as fotos:

Para ver mais sobre o Femen no Brasil, veja no facebook facebook.com/femenbrazil ou no twitter @FemenBrazil

Categories: Ensaios, Fotografia, Geral